NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE MODELOS PSICOLÓGICO E HISTÓRICO-CULTURAL NA ATUAÇÃO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Psicólogo Escolar, Medicalização, Patologização.

Resumo

Trata-se de uma narrativa sobre uma experiência em psicologia escolar,com enfoque naeducação especial,na perspectiva inclusiva. O campo daprodução das narrativas consistiu emescolas municipais, presentes em uma cidade no interior do estado de Minas Gerais.Teve como objetivo relatar a experiência profissional de uma das autoras deste artigo, enquantopsicólogana educação. Como resultados, foram identificadosentraves que se apresentam comoquestões socioculturais que permeiam o entendimento da prática do psicólogo e,partir delas,reflexõesa respeito do modelo médico psicológico e o modelo histórico social. Assim, aresoluçãodostranstornos e as dificuldadespresentes no processo de ensino aprendizagemexige o entendimento sobre as diferenças entre odiagnóstico clínico e pedagógicoe a importância do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e seu impacto no ambiente escolar.Almeja que as discussões levantadas possam ser aprofundadas em outros espaços formativos, com as inestimáveis contribuições do psicólogo escolar.

Biografia do Autor

Isamara Klen Vitor, Especialista em Educação Especial pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

Especialista em Educação Especial pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Bacharel em Psicologia pela Faculdade Pitágoras. Orcid iD: https://orcid.org/0009-0005-4199-3445.  E-mail: isamaraklen@gmail.com

Telma Temoteo dos Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz), licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), e em Pedagogia (UNINOVE). Especialista em Imunohematologia (UFRJ). Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) e vice coordenadora no curso de Ciências Biológicas, campus Petrolina. Coordenadora local do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec), na UPE. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Sustentabilidade no Vale do São Francisco - SerTão (CNPq).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-28

Como Citar

Klen Vitor, I., & Temoteo dos Santos, T. (2025). NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE MODELOS PSICOLÓGICO E HISTÓRICO-CULTURAL NA ATUAÇÃO ESCOLAR. Ensaios Pedagógicos, 9(2), p.40–60. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/443

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.