NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE MODELOS PSICOLÓGICO E HISTÓRICO-CULTURAL NA ATUAÇÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Psicólogo Escolar, Medicalização, Patologização.Resumo
Trata-se de uma narrativa sobre uma experiência em psicologia escolar,com enfoque naeducação especial,na perspectiva inclusiva. O campo daprodução das narrativas consistiu emescolas municipais, presentes em uma cidade no interior do estado de Minas Gerais.Teve como objetivo relatar a experiência profissional de uma das autoras deste artigo, enquantopsicólogana educação. Como resultados, foram identificadosentraves que se apresentam comoquestões socioculturais que permeiam o entendimento da prática do psicólogo e,partir delas,reflexõesa respeito do modelo médico psicológico e o modelo histórico social. Assim, aresoluçãodostranstornos e as dificuldadespresentes no processo de ensino aprendizagemexige o entendimento sobre as diferenças entre odiagnóstico clínico e pedagógicoe a importância do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e seu impacto no ambiente escolar.Almeja que as discussões levantadas possam ser aprofundadas em outros espaços formativos, com as inestimáveis contribuições do psicólogo escolar.
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