A INCLUSÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UM ESTUDO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos., Políticas públicas educacionais, Inclusão

Resumo

Este estudo objetiva discutir as ações de inclusão do estudante da EJA - Educação de Jovens e Adultos, com vista ao seu pertencimento. Estuda-se as políticas educacionais e a necessidade de diálogos e o acolhimento do aluno. A metodologia utilizada é a qualitativa de cunho bibliográfico e documental, desenvolvendo-se o estado do conhecimento a partir de buscas por publicações com a temática: Educação de Jovens e Adultos e políticas públicas, em plataformas digitais de teses e dissertações, artigos e periódicos, publicados nos últimos cinco anos, de 2020 a 2024, e discussões em relação às obras de Paulo Freire. A partir deste estudo, identificou-se que há inúmeros enfrentamentos a serem travados a fim de priorizar a EJA nas políticas educacionais, e assim, intensificar ações pela melhoria da qualidade da educação, a inclusão dos estudantes e a redução das desigualdades educacionais em nosso país.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar/Sorocaba - UEMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar Campus Sorocaba). Docente Efetiva do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Passos-MG. Membro atuante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Ribeiro, E. . V. de J. (2025). A INCLUSÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Ensaios Pedagógicos, 9(1), p.1–20. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/412

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