CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA/SP: INÍCIO DE CONVERSA (PRIMEIRA PARTE)

Autores

Palavras-chave:

Conselhos Municipais de Educação. Sorocaba. Contextualização.

Resumo

A presente pesquisa por meio da equipe selecionada, se debruçará sobre a recorrência das maneiras em que os Conselhos Municipais de Educação e Municípios dialogam sobre as categorias de “participação”, “cidadania” e “educação socialmente referenciada”, conforme trabalho de Silva (2010) e que se utilizará como referência, para a compreensão de tal contextualização é necessário explicitar: a) O contexto histórico e a importância do município na região (no caso a região metropolitana de Sorocaba); b) Os marcos legais e estrutura educacional de cada um dos municípios estudados; c) Uma breve pontuação sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação. A equipe mencionada é composta de pesquisadores, mestrandos e doutorandos vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) da Universidade Federal de São Carlos -  Campus Sorocaba.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Editor da Revista Ensaios Pedagógicos. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em  Educação da UFSCar-Sorocaba.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12.03.2017.

BOBBIO, N. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

EMPLASA. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. Região Metropolitana de Sorocaba. Disponível em: https://www.emplasa.sp.gov.br/RMS. Acesso em 08/03/2017.

GOHN, M. G. M. Conselhos gestores e gestão pública. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 42, n. 1, p. 5-11, jan./abr. 2006. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/6008/3184. Acesso em 08/03/2017.

GOHN, M. G. M. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-13

Como Citar

Lima, P. G. (2018). CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA/SP: INÍCIO DE CONVERSA (PRIMEIRA PARTE). Ensaios Pedagógicos, 1(3), p.1–4. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/41

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>