A ETNOGRAFIA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA PESQUISA QUALITATIVA

Autores

Palavras-chave:

Etnografia. Observação Participante. Pesquisa qualitativa.

Resumo

O presente artigo discute a etnografia e a observação participante como estratégia de coleta de dados à luz da abordagem qualitativa na área da educação. Tomou-se como ponto de partida a obra de Angrosino (2009) e Mattos e Castro (2011), dialogando com demais autores que discutem ou se aproximam da temática. Portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, organizada em duas seções: a) definições importantes sobre a etnografia e o seu campo de pesquisa, uma breve história de seu percurso princípios básicos, e b) a etnografia na prática, as etapas de um estudo etnográfico e a importância da ética no escopo de estudo etnográfico. Na Educação a “etnografia” e observação participante destacam-se na análise do processo de ensino-aprendizagem e, se for articulada a um trabalho de colaboração podem contribuir para o repensar e organizar a relação docente/discente, bem como trazer elementos para reflexão de seu clima organizacional.

Biografia do Autor

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e diretora de escola na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP.

Mércia Santana Mathias, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do NEPEDEEE’s – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito a Educação e Educação Especial. 

Referências

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Silva, P. R. S. e, & Mathias, M. S. (2018). A ETNOGRAFIA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA PESQUISA QUALITATIVA. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.54–61. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/65

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