RECICLAR BRINCANDO: O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NO PROGRAMA SIMININA EM CUIABÁ

Autores

  • Douglas Peron Pereira Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Formas animadas. Teatro. Programa social.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo descrever as ações artísticas e pedagógicas do projeto “Reciclar Brincando”, uma iniciativa do coletivo Spectrolab, de Cuiabá/MT, onde uma oficina (com duas atividades) para crianças atendidas em uma unidade do Programa Social “Siminina” traz a reflexão sobre a problemática do lixo em nossa cidade, mostrando alternativas de sustentabilidade e arte nas formas de brincar. O uso do teatro de formas animadas (boneco e objetos) como ferramenta pedagógica proporciona experiências significativas para a construção crítica das crianças, além de fomentar o desenvolvimento de uma percepção estético-criativa e sensibilidade artística.

Biografia do Autor

Douglas Peron Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheiro Civil e ator com mestrado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALVES, L. Programa Siminina é cuidado de mãe e aprendizado para a vida toda na formação de meninas. Jornal O Diário, 2018. Disponível em: https://jornalodiario.com.br/geral/aconteceu-na-capital/programa-siminina-e-cuidado-de-mae-e-aprendizado-para-a-vida-toda-na-formacao-de-meninas/146526 . Acesso em 27/07/2020.

AMARAL, A. M. Teatro de animação: da teoria à prática. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Pereira, D. P. (2020). RECICLAR BRINCANDO: O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NO PROGRAMA SIMININA EM CUIABÁ. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.27–35. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/202