PROFESSOR NO BRASIL: DE “DESPERCEBIDO” A “PERSEGUIDO”

Autores

  • Silas Alberto Garcia Universidade Federal de Goiás (UFG) http://orcid.org/0000-0001-9798-8219
  • Idayany Araújo Cardoso de Almeida Rede Municipal de Educação de Goiânia
  • Guenther Carlos Feitosa de Almeida Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas

Palavras-chave:

Professor, Desvalorização, Perseguição, Precarização docente

Resumo

Este ensaio objetiva tentar compreender o papel do professor na atual conjuntura brasileira, tendo por base que, como se já não bastasse a desvalorização que os professores têm sofrido historicamente em nosso país, agora tem pairado uma onda de perseguição a eles. Para tal, no primeiro momento fará uma abordagem sobre as dimensões da precarização do trabalho docente no Brasil, já no segundo momento busca-se refletir sobre as implicações do discurso de perseguição aos professores e sobre o seu papel no atual cenário brasileiro. Conclui-se que todo o discurso ideológico criado para perseguir os ditos professores doutrinadores e ideólogos não passa de um estratagema para viabilizar que a educação e os professores sejam controlados e normatizados a compactuarem com os preceitos e ideologias do fundamentalismo religioso e do neoliberalismo.

Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO.

Idayany Araújo Cardoso de Almeida, Rede Municipal de Educação de Goiânia

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Germinal - Universidade Federal de Jataí.

Guenther Carlos Feitosa de Almeida, Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas

Doutor em Educação pela PUC Goiás. Professor do Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas. Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências e do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar da PUC Goiás.

 

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

Garcia, S. A., Almeida, I. A. C. de ., & Almeida, G. C. F. de. (2022). PROFESSOR NO BRASIL: DE “DESPERCEBIDO” A “PERSEGUIDO”. Ensaios Pedagógicos, 5(2), p.17–25. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/243