O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP, O CHAMAMENTO PARA A AVALIAÇÃO E O MONITORAMENTO

Autores

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Políticas educacionais, Monitoramento e avaliação

Resumo

Por meio da Lei nº 13.005, de 15 de junho de 2014, foi estabelecido que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar seus planos de educação. O presente artigo está em consonância com a pesquisa maior realizada pelo GEPLAGE, tendo como propósito analisar o monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação das Regiões Metropolitanas de Sorocaba, considerando a agenda de trabalho, o fluxo de monitoramento, o fluxo de avaliação e encaminhamentos para correção de fluxos. Este estudo apresenta uma reflexão inicial sobre o PME da cidade de Votorantim, São Paulo, Brasil, utilizando-se da pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica, partindo do pressuposto da importância que os elementos de avaliação e monitoramento do PME consolidam um documento de política e planejamento educacional numa perspectiva reflexiva, participativo-democrática.

Biografia do Autor

Camila Vieira Genkawa Silva , UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Paulo Gomes Lima, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação da UFSCar-Sorocaba/SP.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Silva , C. V. G. ., & Lima, P. G. (2023). O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP, O CHAMAMENTO PARA A AVALIAÇÃO E O MONITORAMENTO. Ensaios Pedagógicos, 7(2), p.1–6. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/297

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>