ENTRE A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E A UBERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
A PORTARIA MEC Nº 2.117/2019 NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNCISAL
Keywords:
Distance Education, Technological Higher Education, Teacher Precarization, MEC Ordinance No. 2,117/2019Abstract
MEC Ordinance No. 2,117, of December 6, 2019, authorized up to 40% of the workload of on-site undergraduate courses to be offered through Distance Education (DE). This article analyzes the application of this regulation in the technological undergraduate courses of the State University of Health Sciences of Alagoas (UNCISAL) and discusses its impacts on curriculum organization and teaching working conditions. This is a qualitative study, based on documentary analysis of Pedagogical Course Projects (PCPs) and institutional regulations. Bardin’s (2011) content analysis was used as the methodological framework. The results highlight the absence of standardization in workload distribution, regulatory weaknesses, and signs of teacher precarization. It is concluded that curricular flexibilization, without adequate institutional policies, compromises the quality of academic training and intensifies the devaluation of teachers.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Alexia Lara Lacet Fireman Coelho, Jeniffer da Silva Santos, Aline Neyde de Lima Paz, Vagner Herculano de Souza, Rafael André de Barros

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
