PRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS COM SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Scratch, Gamificação, Ensino fundamental, Pensamento computacional, Jogos educativosAbstract
A educação contemporânea tem buscado estratégias inovadoras para promover uma aprendizagem mais interativa e motivadora, com destaque para as metodologias ativas e a gamificação. Nesse contexto, o uso de ferramentas digitais como o Scratch surge como uma alternativa eficaz para engajar os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo analisa a utilização do Scratch para a criação de jogos educativos em conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa no ensino fundamental. O estudo teve como objetivo investigar o potencial do Scratch como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de jogos educativos, visando estimular o pensamento computacional, a criatividade e a assimilação de conteúdos curriculares de forma lúdica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia de pesquisa-intervenção participativa. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental utilizaram o Scratch para criar jogos relacionados a conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, sob mediação dos professores. Foram realizadas observações das interações durante o processo de desenvolvimento dos jogos, além da coleta e análise dos projetos produzidos. Os jogos criados demonstraram a eficácia do Scratch em integrar programação e conteúdos curriculares. Os alunos desenvolveram habilidades de pensamento computacional, trabalho em equipe e criatividade, enquanto os professores relataram maior engajamento e motivação dos estudantes. Os resultados evidenciaram o potencial da gamificação para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Jeniffer da Silva Santos, Guilmer Brito Silva, Leila Barros, Marcos Tavares

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
