METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA NA UNIROVUMA – MOÇAMBIQUE

PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Processo de ensino-aprendizagem, Metodologias ativas.

Resumo

A educação à distância tem ganhado destaque em todos os níveis de ensino em Moçambique, exigindo mudanças no modo de ensinar e de aprender. Como alternativa didática para o ensino de Física sugere-se a aplicação de metodologias ativas e uso dos laboratórios virtuais e tecnologias de informação e comunicação. Assim sendo, realizou-se a pesquisa descritiva e aplicou-se um questionário a 38 estudantes do curso de Física da UniRovuma – Montepuez com objetivo de descrever a importância das metodologias ativas no ensino de Física. Constatou-se que os estudantes do curso de Física da UniRovuma preferem aulas práticas e aplicadas e os tutores aplicam as metodologias ativas associadas às ferramentas virtuais que auxiliam os estudantes a participarem nos fóruns de discussão e para realizar atividades práticas e colaborativas. Conclui-se que aplicando-se metodologias ativas no ensino há modificações nos papéis dos estudantes e tutores, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma

Doutorando em Geociências, Mestre em Engenharia Geológica, Licenciado em Ensino de Física, Professor, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Nampula – Moçambique

Hermen Hermenegildo Aurélio Beirão, Escola Secundária Geral de Maparra - Nampula

Licenciado em Ensino de Física com habilitação em Supervisão Educacional, Professor, Escola Secundária Geral de Maparra, Nampula – Moçambique

Baltazar Raimundo, Universidade Rovuma

Mestrando em Engenharia e Gestão de Energias, Licenciado em Ensino de Física, Professor, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Montepuez – Moçambique

Momade Jaime Chau, Universidade Rovuma

Mestrando em Educação/Ensino de Ciências Naturais, Licenciado em Ensino de Física, Professor e diretor do Curso de Física, Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, Universidade Rovuma, Nampula – Moçambique

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

Fortes, A. G., Beirão, H. H. A., Raimundo, B., & Chau, M. J. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA NA UNIROVUMA – MOÇAMBIQUE: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES. Ensaios Pedagógicos, 5(2), p.1–16. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/244