A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA PARA ESPERANÇAR

Autores

  • Meira Chaves Pereira UNESP/RC
  • Cristiane Emília Pasquini SEESP

Palavras-chave:

Ensino de arte. Habilidades socioemocionais. Arte e vida.

Resumo

Esse relato de experiência tem como objetivo, apresentar uma prática desenvolvida com alunos de ensino fundamental II, numa escola pública do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Arte e Projeto de Vida. Em tempo de Pandemia, distanciamento social e aulas virtuais, a escola como espaço de convivência e aprendizado, o trabalho com as habilidades socioemocionais demandou mais ênfase por parte da escola. Nessa direção, essa atividade teve como propósito abordar essas emoções por meio da roda de conversa virtual, troca de experiências e pela produção de plaquinhas com frases e/ou palavras de esperança. Para desenvolvimento da atividade, nos ancoramos Paulo Freire e Mario Sérgio Cortella com os conceitos de esperança e esperançar; Currículo Paulista e Base Nacional Comum Curricular com as habilidades socioemocionais. Essa ação possibilitou aos alunos a aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conhecer, processo pelo qual possibilita apreender o conhecimento abordado.

Biografia do Autor

Meira Chaves Pereira, UNESP/RC

Doutoranda pelo programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/IB-CAPES) e Docente na Rede Estadual de Educação de São Paulo.

Cristiane Emília Pasquini, SEESP

Professora de Sociologia, graduada em Ciências Sociais e Pedagogia. Cursando pós graduação em Arte. Docente na Rede Estadual de Educação de São Paulo

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394/1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 de nov. 2020.

CORTELLA, M. S. Educação, Convivência e Ética. São Paulo: Cortez, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SÃO PAULO. Diretrizes Curriculares Projeto de Vida. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites /7/download/Projeto%20de%20Vida/Diretrizes%20Curriculares%20Projeto%20de%20Vida%20Revisa%CC%83o_V1.pdf Acesso em: 10 de nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Pereira, M. C., & Pasquini, C. E. (2020). A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA PARA ESPERANÇAR. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.46–51. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/210

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)