CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITU: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Anne Gabrielle Botega UFSCar/Sorocaba
  • Eliana de Toledo Almeida UFSCar/Sorocaba

Palavras-chave:

Educação. Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância da atuação democrática dos conselhos e suas práticas no que tange a quanto fazem e como fazem. Por meio da explanação acerca do Conselho Municipal de Educação (CME), especificamente o que atua na cidade de Itu, interior de São Paulo, é possível compreender o funcionamento do mesmo. Para a contextualização da problemática abordada, foram abordados aspectos históricos, legais e práticos do Conselho supracitado. O desenvolvimento deste trabalho contou com pesquisas bibliográficas, participações presenciais em reuniões do Conselho e análise documental das atas. Objetiva-se evidenciar o crescimento do CME e a legitimidade na forma democrática como são constituídos.

Biografia do Autor

Anne Gabrielle Botega, UFSCar/Sorocaba

Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE/ UFSCar-Sorocaba) e Terapeuta Ocupacional dos municípios de São Roque e Mairinque.

Eliana de Toledo Almeida, UFSCar/Sorocaba

Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE/ UFSCar-Sorocaba)  e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio –CEUNSP, Itu/SP.

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Publicado

2020-11-21

Como Citar

Botega, A. G., & Almeida, E. de T. (2020). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITU: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 4(3), p.43–51. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/231