ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: LEITURAS E DISCUSSÕES

Autores

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Estado. Políticas Educacionais. Educação.

Resumo

No trabalhos que compõem o presente dossiê são identificáveis os percursos e eixos dos paradigmas das políticas, alguns de seus equívocos de ordem conceitual na leitura da totalidade social e as consequências desencadeadas na relação de produção, força de trabalho dentre outros. Se é importante a pesquisa sobre a base de política clássica sobre os arranjos da sociedade atual, também é importante a projeção de propostas que façam a reflexão sobre sua validade, atualização ou não frente aos desafios da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Editor dos Ensaios Pedagógicos

Referências

CARNOY, M. Estado e Teoria Política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988.

HOFLING, E. de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.55, pp.30-41.

LIMA, P. G.; MARRAN, A.L. A avaliação de políticas educacionais por meio da abordagem teórico-analítica do ciclo de políticas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 41-62, jan/jun. 2013. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em 26.10.2016.

LIMA, P.G. Diversidade nas políticas educacionais no Brasil. Cad. Pes., São Luís, v. 23, n. Especial, set./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p27-42. Acesso em 10.02.2017.

PALUMBO, D. J. Public policy in America: government in action. 2. ed. San Diego: Harcourt Brace & Company, 1994. p. 8-29.

VIDOVICH, L. A conceptual framework for analysis of education policy and practices. In: Australian Association for Research in Education Conference, 2001, Fremantle. Anais… Fremantle: AARE, 2001.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Lima, P. G. (2017). ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: LEITURAS E DISCUSSÕES. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.1–2. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>