REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Reflexão docente. Educação básica. Revisão sistemática.Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar o que as pesquisas brasileiras têm apontado sobre os processos de reflexão realizados por docentes que atuam na Educação Básica. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma revisão sistemática em dois bancos de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Na busca foram encontrados 1503 trabalhos. Após processos de exclusão dos trabalhos que não tinham relação direta com a proposta desse e que estavam duplicados, foi realizada a análise de 33 trabalhos: 14 teses de doutorado e 19 dissertações de mestrado. Na análise ficou evidenciada a importância de movimentos de reflexão realizados por docentes para mudanças e novo olhar deles para suas práticas, para seus alunos e para o contexto educacional no qual estão inseridos.
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, P. et. al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 23–35.
ANDRADE FILHO, A.C. O uso do portfólio na formação contínua do professor reflexivo pesquisador. 2011. 312 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122011-092544/pt-br.php. Acesso em: 20 mai.2019.{Bibliography}
BARRETO, M.G.B. Formação continuada: um desvelar de saberes dos professores da educação básica em diálogos reflexivos sobre a estrutura multiplicativa. 2016. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Anhanguera. São Paulo, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4652404. Acesso em: 18 jul.2019.
BARRETO, M.S. Formação de professoras alfabetizadoras em uma perspectiva sociointeracionaista: a (re)elaboração de conceitos e práticas docentes. 2010. 315 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2010. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6122. Acesso em: 20 mai.2019.
BOFF, E.T.O. Processo Interativo : Uma Possibilidade De Produção De Um Currículo Integrado E Constituição De Um Docente Pesquisador-autor e ator- de seu fazer cotidiano escolar. 2011. 318 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/31787. Acesso em: 20 mai.2019.
BORGES, C.C.; GERVAIS, C. L’analyse des pratiques et l’approche de « l’argumentation pratique »: un dispositif de formation et de transformation. Questions Vives, n. 24, p. 1–18, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/questionsvives/1845. Acesso em: 30 mar.2019.
BORGES, R. Saberes Construídos e Ressignificados por um Professor de Matemática da Educação Básica Quando Investiga a sua Prática Pedagógica. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5934880. Acesso em: 18 jul.2019.
CORRÊA, F. A reflexão como princípio na formação continuada: um olhar sobre a vivência de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública em Curitiba-PR. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6563427. Acesso em: 18 jul.2019.
COSTA, J.G. O Laboratório de Educação Matemática na Formação Continuada do Professor de Matemática. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1639752. Acesso em: 20 mai.2019.
CRUZ, V. A.A. O Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Básica em Grupos de Pesquisa. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5073032. Acesso em: 20 mai.2019.
CUNHA, M.I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, v. 27, n. 54, p. 525–536, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277179422_Diferentes_Olhares_Sobre_as_Praticas_Pedagogicas_no_Ensino_Superior_a_docencia_e_sua_formacao. Acesso em: 10 abr.2019.
DOROX, G.C. A contribuição de um programa de formação continuada para a autoformação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6329926. Acesso em: 18 jul.2019.
ELLYAN, J.T. Interações dialógicas em práticas investigativas na sala de aula: experiências de uma professora de física em (trans)formação. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado Profisssional em Ensino de Física). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2353466. Acesso em: 20 mai.2019.
GATTI, B. A.; BARRETO, E.S.S.; ANDRÉ, M.E.D.A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000212183. Acesso em: 28 mar.2019.
GRAZIOLA JUNIOR, P.G. Sentidos da Formação Continuada na Trajetória Profissional de Docentes: experiências formativas envolvendo universidade e escola. 2016. 143 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6008. Acesso em: 20 mai.2019.
GÜLLICH, R.I.C. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. 263 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2012. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2043. Acesso em: 20 mai.2019.
JORGE, N.M. Reflexões sobre a prática docente de um professor de matemática a partir da pesquisa colaborativa. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/2519. Acesso em: 18 jul.2019.
LOPES, C.S. O professor de Geografia e os saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30042010-151609/pt-br.php. Acesso em: 20 mai.2019.
MACHADO, A.C.T.A.; BORUCHOVITCH, E. As práticas autorreflexivas em cursos de formação inicial e continuada para professores. Psicologia: ensino & formação, v. 6, n. 2, p. 54–67, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612015000200005. Acesso em: 09 mar.2019.
MANCUSO, M.J.C. Além do observável: coanálise da atividade docente. 2014. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157353. Acesso em: 20 mai.2019.
MARTINS, E.S. Formação Contínua e Práticas de Leitura: o olhar do professor dos anos finais do ensino fundamental. 2014. 190 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8596. Acesso em: 20 mai.2019.
MAURENTE, V.M.M. As Contribuições de um Curso de Formação Continuada de Professores que Atuam nos Anos Iniciais Acerca das Concepções Epistemológicas e sua Relação com a Prática Pedagógica. 2015. 135 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131914. Acesso em: 20 mai.2019.
MICOSSI, M.M. Formação Continuada: vivências de professoras alfabetizadoras. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21545. Acesso em: 20 mai.2019.
MIOLA, A.F.S. Interações e Mediações Propiciadas Pela Pesquisa Colaborativa e o Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. 2018. 136 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6460400. Acesso em: 18 jul.2019.
NERY, M.A. Entre o discurso e a prática docente: um estudo da mudança docente e de suas implicações sobre os propósitos e as práticas de ensino no cotidiano da sala de aula. 2007. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-857HYZ. Acesso em 20 mai.2019.
OLIVEIRA, S.S. Perspectivas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Quanto a sua Formação em Serviço. 2008. 204 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102003. Acesso em: 20 mai.2019.
OLIVEIRA, I.; SERRAZINA, L. A reflexão e o professor como investigador. In: GRUPO DE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO - GTI (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 29–42. Disponível em: http://apm.pt/files/127552_gti2002_art_pp29-42_49c770d5d8245.pdf. Acesso em: 15 fev.2019.
PEREIRA, M.P.A. Concepção de professores das séries iniciais: educação ambiental em espaços naturais em interface com o ensino de ciências. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2016. Disponível em: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000225059. Acesso em: 19 jul.2019.
PYRAMIDES, C.M.M. Formação continuada de professores de química e o ensino experimental na perspectiva do professor reflexivo. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Química). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/784. Acesso em: 18 jul.2019.
RAMOS, M.A.S.; FARIA, P.M.M.; FARIA, Á.F.L. Revisão Sistemática de Literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 474, p. 17, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2269. Acesso em: 25 abr.2019.
RIBEIRO, R.M. O papel da reflexão sobre a prática no contexto da formação continuada de professores de Matemática. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11113. Acesso em: 20 mai.2019.
RODRIGUES JUNIOR, J.C. Trajetórias de vida: lembranças, caminhos e constituição dos saberes docentes de professores de Educação Física. 2012. 351 f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275112. Acesso em: 20 mai.2019.
ROSA, F.B. Desenvolvimento Profissional Docente: contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de ciências da rede pública de Juiz de Fora (MG). 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Química). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6124. Acesso em: 18 jul.2019.
SANTOS, G.S. Reflexões Docentes no Ensino Híbrido: o papel do professor no uso da tecnologia em sala de aula. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21915. Acesso em: 20 mai.2019.
SERRALHEIRO, T.D. Formação de Professores: conhecimentos, discursos e mudanças na prática de demonstrações. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11285. Acesso em: 20 mai.2019.
SILVA, A.F.G. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do ensino fundamental, tendo como objetivo de discussão o processo de ensino e aprendizagem de frações. 2007a. 308 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. São Paulo, 2007a. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11276. Acesso em: 20 mai.2019.
SILVA, M.D. O papel de um curso de formação na mudança do discurso e da postura do professor. 1998. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1998. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251597. Acesso em: 20 mai.2019.
SILVA, P.S.A. Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências. 2007b. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará. Belém, 2007b. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1782?locale=pt_BR. Acesso em: 20 mai.2019.
SOUZA, V. A formação em serviço do professor de inglês da rede estadual - construindo atitudes reflexivas. 1998. 184 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada na Área de Ensino). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1998. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269740. Acesso em: 20 mai.2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VELOSO, C. A formação continuada do professor de ciências naturais em interface com a prática docente. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3418974. Acesso em: 18 jul. 2019.
VOSGERAU, D.S.R.; ROMANOWSKI, J.P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 474, p. 165, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317. Acesso em: 05 abr.2019.
WESTBROOK, R.B. et al. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Paula de Andrade Janz Elias, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.