FATORES CONTRIBUINTES PARA O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Autores

Palavras-chave:

Didática na Educação Superior. Ensino e Aprendizagem. Estudantes de cursos de administração.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores contribuintes para a aprendizagem dos estudantes de um curso de administração. Na elaboração do Referencial Teórico, foram utilizados autores como Cunha (2011), Chong (2014), Gorozidis e Paioannou (2014); Camas e Brito (2017), Aguilar, Moriña e Perera (2019), Juliatto (2013), Pimenta e Anastasiou (2011), Guerra e Montenegro (2017), entre outros. Os dados da pesquisa foram coletados durante o Exame Multidisciplinar, a partir de uma pergunta aberta aos estudantes sobre quais os fatores que mais contribuem para os seus aprendizados. Das 352 respostas obtidas, 337 foram validadas. Para a organização dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2012) e foram criadas três dimensões para o agrupamento dos fatores: professor, estudante e universidade. Os resultados revelam que, segundo a pesquisa, os professores são os que mais contribuem para o aprendizado dos seus estudantes.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Candêo Fontanini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Educação. Professor do curso de administração da PUCPR.

Dewey Moreto Wollmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná [PUCPR]. Professor Titular da PUCPR.  

Amanda Mocelin Chiesa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  

Referências

AGUILAR, N. M.; MORIÑA, A.; PERERA, V. H. Acciones del profesorado para una práctica inclusiva en la universidad. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu-24-e240016.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2012.

CAMAS, N.P.V.; BRITO, G.S. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 311-336, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1981-416X.17.052.DS01/12350. Acesso em: 10 mar. 2019.

CARNEIRO, S.N.V. e outros. A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 56, p. 209-230, jan/mar. 2018. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23472/22647. Acesso em: 17 jul. 2019.

CENTRA, J. A. Determining faculty effectiveness: assessing teaching, research and service for personnel decisions and improvement. San Francisco: Jossey-Bass Publications, 1979.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

CHANLAT, J. F. Por uma antropologia da condição humana nas organizações. In: CHANLAT, J. F. (Coord.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 21-45.

CHICKERING, A. W.; GAMSON, Z. F. Seven principles for good practice in undergraduate education. The Wingspread Journal, v. 9, n. 2, p. 1-10. Disponível em: http://www.uis.edu/liberalstudies/students/documents/sevenprinciples.pdf. Acesso em: 01 mar. 2017.

CHONG, S. Academic quality management in teacher education: a Singapore perspective. Academic Quality Management, n. 1, v. 22, p. 53-64, 2014. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/QAE-05-2012-0023/full/pdf?title=academic-quality-management-in-teacher-education-a-singapore-perspective. Acesso em: 12 jun. 2017.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

COSTA, C. O papel do docente hoje é fazer parceria com os alunos. Ensino Superior Unicamp, abril-jun, 2015. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-papel-do-docente-hoje-e-fazer-parceria-com-os-alunos. Acesso em: 14 ago. 2018.

CUNHA, M.I. O bom professor e sua prática. 23. ed. Campinas: Papirus, 2011.

DEHLER, G. E. Prospects and possibilities of critical management Education: critical beings and a pedagogy of critical action. Management Learning, Los Angeles, v. 40, n. 1, p. 31-49, 2009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1350507608099312. Acesso em: 30 jul.2019.

DELORS J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 7. ed. revisada. São Paulo: Cortez; Brasília DF: UNESCO, 2012. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em 30 jul. 2019.

ENGERS, M. E. A.; MOROSINI, M.C. (Org.). Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

ESTRELA, M.T.; CAETANO, A.P. Ética profissional docente: do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa, Portugal: Educa, 2010.

FERNANDES, D. Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto Avena. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 223-238, maio-ago, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n99/1678-7110-ccedes-36-99-00223.pdf. Acesso em: 4 ago. 2019.

FERREIRA, A.S.; DEMO, P. Universidade, aprendizagem e avaliação. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

FONTANINI, C. A. C. The Didactic Culture in the Faculty Performance in Higher Education: The Case of a Business School in Brazil. Creative Education, Shanghai, v. 8, p. 1236-1259, 2017. Disponível em: http://www.scirp.org/pdf/CE_2017071017104770.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOERGEN, P. Universidade e compromisso social. In: RISTOFF, D.: SEVEGNANI, P. (Org.). Universidade e Compromisso Social. Educação em debate, v. 4. Distrito Federal: Inep, 2006. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489018/Universidade+e+compromisso+social. Acesso em: 10 mar. 2019.

GOROZIDIS, G.; PAPAIOANNOU, A. G. Teachers’ motivation to participate in training and to implement innovations. Teaching and Teacher Education, n. 39, p. 1-11, 2014. Disponível em: https://www.deepdyve.com/lp/elsevier/teachers-motivation-to-participate-in-training-and-to-implement-uVRhACgZyZ#bsSignUpModal. Acesso em: 30 jul. 2017.

GUERRA, P.; MONTENEGRO, H. Conocimiento pedagógico: explorando nuevas aproximaciones. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 663-680, jul./set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n3/1517-9702-ep-S1517-9702201702156031.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019

HAIDT, R.C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011.

JULIATTO, C.I. De professor para professor: falando de educação. Curitiba: Champagnat, 2013.

LAFFIN, M. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2005.

LIBÂNEO, J.. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MADEIRA, M.C. Sou professor universitário: e agora? 2. ed. São Paulo: Sarvier, 2010.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MEYERS, Martin. How business faculty evaluate teaching effectiveness. Proceedings of Academy of Marketing Studies. Allied Academies International Conference, v. 17, n. 1, p. 17-20, New Orleans, USA, 2012. Disponível em: https://www.abacademies.org/journals/academy-of-marketing-studies-journal-home.html. Acesso em: 14 ago. 2019.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2011.

PERRENOUD, P.; THURLER, M.G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação; Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SACRISTAN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.

ZABALZA, M.; AINOHA, M. Profesores y profesión docente: entre el “ser” y el “estar”. Madrid, España: Narcea, 2012.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Fontanini, C. A. C., Wollmann, D. M., & Chiesa, A. M. (2019). FATORES CONTRIBUINTES PARA O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.82–95. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/161