POLÍTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? UM OLHAR SOBRE A EVASÃO/ABANDONO ESCOLAR NA EJA

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos., Evasão, Abandono escolar

Resumo

Esta pesquisa aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando tanto o seu papel como processo educativo dentro de uma sociedade baseada na produção de conhecimentos e quanto o seu funcionamento como política pública ministrada por instituições escolares. Desse modo, este estudo objetiva compreender se a EJA na cidade de Porto Seguro se configura como uma política de inclusão ou exclusão social para seu público. Para investigar esta problemática, utilizou-se uma metodologia qualitativa, fundamentada no referencial teórico pertinente ao tema, que envolve pesquisa bibliográfica e análise documental de 23 atas escolares do ano de 2022. A análise aponta para a conclusão de que é fundamental o desenvolvimento de novas políticas educacionais e ações concretas que assegurem o acesso, a permanência e a equidade para todos os estudantes que procuram na EJA uma oportunidade de educação inclusiva.

 

Biografia do Autor

Jeremias Santos Macedo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Doutorando em Ciências da Educação – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal; Programa de Pós-graduação em Doutoramento em Ciências da Educação.

Armando Loureiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).  

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Santos Macedo, J., & Loureiro, A. (2025). POLÍTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? UM OLHAR SOBRE A EVASÃO/ABANDONO ESCOLAR NA EJA. Ensaios Pedagógicos, 9(1), p.76–108. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/430

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