CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ENTRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA

Autores

  • Alessandra Nascimento Braga Universidade Federal do Pará/ Instituto de Estudos Costeiros
  • Aline Nascimento Braga Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Lélio Favacho Braga Secretaria de Estado de Educação do Pará-SEDUC-PA.
  • Maria Gilvania da Silva Alves

Palavras-chave:

Ciência. Filosofia. Percurso Histórico e Epistemológico.

Resumo

Este ensaio, de cunho bibliográfico e teórico tem por objetivo apresentar uma breve reflexão sobre alguns aspectos históricos e filosóficos da construção do saber científico. Para um melhor entendimento do presente estudo, se expõe um sucinto apanhado a respeito da trajetória histórica da Ciência, evidenciando o percurso desde quando ainda estava atrelada ao tronco do saber filosófico. Descreve-se ainda as mudanças ocorridas no pensamento filosófico, passando pelo nascimento da Ciência até chegar a seus desdobramentos, a exemplo das parcerias nos testes de imunizantes contra o Novo Coronavírus. Nas reflexões finais é observado o avanço da Ciência, inclusive na dimensão social. Percebe-se que, de certo modo, também estão presentes no trabalho do pensamento científico: medos, crenças, e forte olhar filosófico traduzidos por meio do rigor metodológico e ceticismo científico, dado que o pensamento científico é reflexivo.

Biografia do Autor

Alessandra Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará/ Instituto de Estudos Costeiros

Professora Adjunta C Nível 1 da Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança, Instituto de Estudos Costeiros (IECOS/UFPA). Possui Doutorado em Física (2016) e Mestrado em Física (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF-UFPA). Graduação em Licenciatura Plena em Física (2010) pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa Casimir - Amazônia (UFPA); Group of Applied Field Theory (GRAFIT); Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (GETIC/UFPA); e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF), e tem interesse nas áreas de Teoria Quântica de Campos, Física do Grafeno e Ensino de Física.

Aline Nascimento Braga, Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA

Lélio Favacho Braga, Secretaria de Estado de Educação do Pará-SEDUC-PA.

Doutor em Educação. Atua como Professor Efetivo em Filosofia - Polo Belém/PA, Secretaria de Estado de Educação do Pará-SEDUC-PA.

Maria Gilvania da Silva Alves

Especialista em Filosofia da Educação, Universidade Federal do Pará-UFPA.

Referências

ABRANTES, A. A.; MARTINS, L.M. construção do saber científico: entre os aspectos históricos e filosóficos da ciência. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v.11, n.22, p.313-25, maio/agosto, 2007.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 2ª edição revista e atualizada. São Paulo: Editora Moderna, 1993.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

__________. Contingência e Necessidade. In: NOVAES, Adauto. (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MOLES, Abraham Antoine. A Criação Científica. São Paulo: Perspectiva, 1971.

Portal Terra. Pfizer vende 54 milhões de doses de vacina contra covid-19. Portal Terra, 04/ 12/2020. Seção: Coronavírus. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/pfizer-vende-54-milhoes-de-doses-de-vacina-contra-covid-19,235abe6749678aa7e33cc9fa0f11a3f0ky21i8q9.html> Acesso em: 05/12/2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências. 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. rev. e atual. 7ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Braga, A. N., Braga, A. N., Braga, L. F., & Alves, M. G. da S. (2022). CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO: ENTRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA. Ensaios Pedagógicos, 5(1), p.7–14. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/256

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)