COMPETENCIAS DIGITALES Y EDUCACIÓN EN BRASIL:
Análisis de la trayectoria histórica del concepto de competencia y sus implicaciones en el BNCC
Palabras clave:
Competencias digitales, Educación, BNCCResumen
Este artículo presenta un análisis de la constitución histórica del término "competencia" y su evolución hasta el concepto de Competencias Digitales (CD) en el panorama educativo brasileño. El objetivo es reflexionar sobre las concepciones de competencia adoptadas en Brasil, cuestionando si aún se asocian únicamente con la manipulación de equipos digitales. La investigación, de carácter bibliográfico y documental, presenta un enfoque cualitativo y utiliza el método dialéctico. Los resultados demuestran que el término "competencia" evolucionó desde los ámbitos jurídico y lingüístico hasta el sector empresarial y puede entenderse por el acrónimo CHA (conocimientos, habilidades y actitudes), influyendo en el ámbito educativo. La BNCC (Base Curricular Nacional de Brasil) define la competencia como la movilización de conocimientos, habilidades, actitudes y valores, y la legislación reciente refuerza la necesidad de la educación digital. La conclusión señala que, si bien el concepto de CD es contemporáneo en Brasil, su aplicación revela fragilidades sociales y la persistencia de la desigualdad de oportunidades.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Prof. Me. Emily Seguraço Serrano, Prof. Dra. Maria Luisa Furlan Costa , Prof. Dra. Patrícia Lakchmi Leite Mertzig

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
