CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar/Sorocaba-SEESP
  • Silmara Aparecida Lopes UFSCar/Sorocaba-SEESP

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. São Miguel Arcanjo/SP.

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir o processo de criação, implementação e gestão do Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo/SP e as formas de participação da comunidade. Trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, com ênfase na análise de documentos produzidos em nível do Município de São Miguel Arcanjo/SP acerca do Conselho Municipal de Educação e respectiva articulação à Secretaria Municipal de Educação. O desvelamento do objeto possibilitou inferir que o processo de gestão democrática, embora com previsão legal e normativas locais para o seu desenvolvimento, enquanto expressão da voz da coletividade, precisa ser trabalhado mais e de forma mais consistente, tendo em vista a busca por referenciais que propicia vez, voz e voto dessa mesma coletividade. O caráter mobilizador do Conselho Municipal de Educação é um eixo que necessita ser despertado como instrumento de apropriação e consciência coletiva dos direitos sociais, civis e políticos dos cidadãos.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar/Sorocaba-SEESP

Mestra em Educação pela UFSCar-Campus Sorocaba, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e supervisora de ensino na rede estadual de ensino de São Paulo.

Silmara Aparecida Lopes, UFSCar/Sorocaba-SEESP

Mestra em Educação pela UNISO, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e supervisora de ensino na rede estadual de ensino de São Paulo.

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Ribeiro, E. . V. de J., & Lopes, S. A. (2018). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.65–76. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/85