CONTRAPOSIÇÃO OPRESSOR E OPRIMIDO NA PRÁXIS EDUCATIVA DE PAULO FREIRE: BREVES REFLEXÕES

Autores

  • Alessandra Nascimento Braga Universidade Federal do Pará
  • Aline Nascimento Braga Universidade Federal do Pará
  • Lélio Favacho Braga Universidade Federal do Pará
  • Maria Gilvania da Silva Alves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Paulo Freire. Práxis educativa. Contraposição opressor e oprimido.

Resumo

Este artigo possui como objetivo primordial refletir ideias elementares da contraposição opressor e oprimido no pensamento de Paulo Freire. Para uma melhor compreensão da presente abordagem, se expõe um sucinto apanhado sobre a trajetória intelectual do autor. Discorre-se sobre os conceitos de oprimido, opressor e os elementos conceituais que descambam na ação da criticidade, observando a concepção de interculturalidade e invasão cultural em Freire. O oprimido consistiria nos pobres e marginalizados – os excluídos naquilo que se entende como grupos sociais, desfavorecidos pelo individualismo de outros; o opressor consistiria na(s) força(s) detentora(s) do poder em relação ao “outro”. Nas reflexões finais, se percebe, no pensamento de Freire, que o indivíduo emancipado cria e recria sua história aprendendo a ser arquiteto de suas ações, entre outros, ajudado pelo processo formativo. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, trazendo como fundamentação uma análise e discussão crítica e argumentativa dos elementos acima mencionados.

Biografia do Autor

Alessandra Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará

Professora Doutora, Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros.

Aline Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará

Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Pará

Lélio Favacho Braga, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor, Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Maria Gilvania da Silva Alves, Universidade Federal do Pará

Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará

Referências

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Braga, A. N., Braga, A. N., Braga, L. F., & Alves, M. G. da S. (2020). CONTRAPOSIÇÃO OPRESSOR E OPRIMIDO NA PRÁXIS EDUCATIVA DE PAULO FREIRE: BREVES REFLEXÕES. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.52–57. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/204

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