ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO ENTRE OS ESTUDANTES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0-10 ANOS): ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA

Autores

Palavras-chave:

Estereótipos. Género. Estudantes. Universidade. Formação de professores. Educação infantil.

Resumo

Embora a igualdade de género se encontre legalmente formalizada, os homens e as mulheres continuam a participar de forma distinta na sociedade, tal como atestam as estatísticas da Universidade da Madeira, onde em 2018/19, num total de 110 estudantes matriculados nos cursos de Formação de Professores para a Educação Infantil, apenas 3 são homens. Para determinarmos os motivos desse facto, aplicámos-lhes um inquérito por questionário. Concluímos que a abordagem das questões de género se encontra limitada a duas Unidades Curriculares e que, entre os estudantes, subsiste a ideia de que a feminização daquela profissão se encontra de tal modo enraizada que a implementação de quotas de género dificilmente conseguirá inverter esta tendência. A nível pedagógico, a diversidade e a heterogeneidade foram elencadas como fatores que permitem aumentar mais a produtividade das crianças. Ao nivel da cidadania, a divisão de tarefas entre os géneros acentua-se com o aumento da idade e em situação conjugal.

Biografia do Autor

Alice Mendonça, Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação, é professora e investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa). Universidade da Madeira, Campus Universitário da Penteada, Funchal – Portugal. Telefone: (+351) 291 705 000. E-mail: alice@uma.pt.

Paulo Brazão, Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. Concluiu o mestrado em Psicologia Educacional em 2000, no ISPA e o doutoramento em Educação - Inovação Pedagógica em 2008, na Universidade da Madeira. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Universidade da Madeira, Campus Universitário da Penteada, Funchal – Portugal. Telefone: (+351) 291 705 000. 

Andreia Nascimento, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal

Diretora do Departamento de Comunicação e Cultura na Associação Académica da Universidade de Madeira. Licenciada em Sociologia pela Universidade Autónoma de Lisboa, licenciada em Comunicação, Cultura e Organizações e Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira. É doutoranda em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É investigadora não doutorada integrada do Instituto de Ciências Socias da Universidade de Lisboa. Av. Professor Aníbal de Bettencourt, 9, Lisboa – Portugal. Telefone: (+351) 217 804 700.

Diogo Freitas, Universidade da Madeira

É licenciado em Engenharia da Informática, pela Faculdade de Ciências Exatas e Engenharia da Universidade da Madeira, e está a terminar um Mestrado em Matemática, Estatística e Aplicações na mesma instituição. Universidade da Madeira, Campus Universitário da Penteada, Funchal – Portugal. Telefone: (+351) 291 705 000. 

 

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Mendonça, A., Brazão, P., Nascimento, A., & Freitas, D. (2019). ESTEREÓTIPOS DE GÉNERO ENTRE OS ESTUDANTES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0-10 ANOS): ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA MADEIRA. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.96–106. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/151