DESVALORIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO BRASILEIRO: ENTRE POLÍTICAS E DILEMAS SOCIAIS

Autores

  • Júlia Braga Rodolfo de Souza
  • Marina Augusta de Jesus Silva Brasil
  • Vitória Evelin Pignatari Nakadaki

Palavras-chave:

Desvalorização docente. Meta 17. Plano Nacional de Educação.

Resumo

O presente artigo busca compreender a origem da baixa remuneração salarial docente no país, de forma a analisar as consequências múltiplas do descaso social enfrentado, seus reflexos no âmbito pessoal e profissional em meio a um cenário de políticas públicas estagnadas em sua efetividade. O olhar social e a influência deste na escolha pelo magistério, no ingresso e permanência na área educacional serão também objeto de análise. Nesse parâmetro e a partir da Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, que visa valorizar os professores por meio da equiparação de seu rendimento médio com o dos demais profissionais de mesma escolaridade, serão confrontados as necessidades e os desafios no contexto desta meta, visto que não basta estabelecer estratégias de ação, é preciso um acerto estrutural de contas em nível econômico, social e político frente às demandas do atual professor brasileiro.

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

Souza, J. B. R. de, Brasil, M. A. de J. S., & Nakadaki, V. E. P. (2018). DESVALORIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO BRASILEIRO: ENTRE POLÍTICAS E DILEMAS SOCIAIS. Ensaios Pedagógicos, 1(2), p.59–65. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/40