METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO DIGITAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS INOVADORAS NA MODALIDADE EAD

Autores

  • Karina Gomes Rodrigues Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Guilherme Alves de Lemos ENSITEC

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Educação à distância.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades pedagógicas e uso de metodologias ativas em educação a distância como eixo da inovação pedagógica. O referencial teórico fundamentou-se em Moran (2013-2015), Choti (2017), Tori (2010), Valente (2014), Teixeira (2018), Moraes e Navas 2015), entre muitos outros. A orientação metodológica deu-se por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, uma vez que provoca uma atitude indagativa frente ao objeto do conhecimento por meio de interpretações e ressignificados. As reflexões reunidas contribuíram para a pontuação de que, as atividades pedagógicas devem ser desenhadas de forma que tenham sentido e significado, e que desencadeiem processos de aprendizagem motivadoras.

Biografia do Autor

Karina Gomes Rodrigues, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre em Educação, Pesquisadora das temáticas "Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICs), Educação a Distância - EaD, Metodologias". Atuou como docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Guilherme Alves de Lemos, ENSITEC

Especialista em Gestão da Produção, Pesquisador das temáticas “Metodologias Ativas, Educação Profissional, Tecnologia, Educação e Sociedade”. Atua como Professor em cursos de Tecnologia e Profissionalizantes no ENSITEC.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Rodrigues, K. G., & Lemos, G. A. de. (2019). METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO DIGITAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS INOVADORAS NA MODALIDADE EAD. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.29–36. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/156