DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BASICA

Autores

Palavras-chave:

Formação do professor. Educação básica. Prática pedagógica. Mudanças

Resumo

Esse texto apresenta resultados de pesquisa que analisa os desafios para a formação de professores a partir da análise da relação da universidade e a escola. A metodologia de investigação de abordagem qualitativa considerou entrevistas e questionários respondidos por mais de cem docentes que foram analisados na perspectiva de análise de conteúdo. As indicações dos professores demostram uma profunda mudança na organização da escola, do currículo, da prática docente e nos recursos de ensino a serem considerados nos cursos de formação de  professores que se apresentam como desafios para a formação de professores.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional UNINTER e professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE

Doutorado em Educação pela USP (2002). Atualmente é professor do Centro Universitário Internacional UNINTER e professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos, vinculado ao CNPq. 

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

Pura Lucia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. 

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Romanowski, J. P., Saheb, D., & Martins, P. L. O. (2019). DESAFIOS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BASICA. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.59–68. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/159