O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba
  • Kalin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.45

Palavras-chave:

Educação. Votorantim/SP. Conselho Municipal de Educação.

Resumo

Este trabalho compreende reflexões acerca da educação no município de Votorantim, localizado no interior do Estado de São Paulo. Trata-se, mais especificamente, de um estudo sobre a organização do Conselho Municipal de Educação (CME) da cidade, bem como sobre a participação social desenvolvida nele e por meio dele. Para tanto, este trabalho envolve um estudo sobre a cidade e a educação municipal, e uma pesquisa empírica para melhor compreender a atuação do Conselho Municipal em âmbito educacional. Isso, pois, interessa de um lado, compreender o histórico do município e seus aspectos educacionais mais gerais e, de outro, um conhecimento mais pontual e específico quanto ao papel desempenhado pelo CME em Votorantim. O trabalho encontra-se em andamento e esta primeira parte abarca caracterização do município, seus aspectos educacionais referentes ao sistema municipal de educação, principalmente a partir de referenciais históricos, dados estatísticos, constituindo-se como importante subsídio às etapas subsequentes da pesquisa.

Biografia do Autor

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

Professora da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba e aluna especial do Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba.

Kalin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

Graduada em Pedagogia pela UFSCar campus Sorocaba/SP. Professora a na rede municipal de ensino de Votorantim/SP.

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Publicado

2018-01-13

Como Citar

Castilho, K. C. de, & Castilho, K. C. de. (2018). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Ensaios Pedagógicos, 1(3), p.22–31. https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.45

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