O PROCESSO FORMATIVO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS NO NORTE AMAZÔNICO:
A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.341Keywords:
Indigenous Education, Leadership, AmazonAbstract
The study aims to present the perceptions of indigenous leaders about the influences in their training process, capable of contributing to the construction of the profile of ethnic representation and greater political engagement. In this writing we will study indigenous education, understood by the non-schooled configuration, which is inserted in the universe of knowledge and experiences in the social, ethical-evaluative and intercultural dimensions of indigenous movements. Regarding the methodological approach, this is narrative research, carried out through semi-structured interviews with six indigenous leaders from Amapá and northern Pará, both states located in the Brazilian Amazon. Starting from the narratives of the indigenous people, the results showed common points of the training process permeated by/in indigenous education, such as: observation, interest, counseling, affection for the community, the ability to consider the diversity of opinions and the need to maintain the representation of its people outside the villages, as a symbol of resistance and existence and for the struggle for rights.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Igor Barros Santos , Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.