CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPETININGA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP e Docente na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Bolsista Capes.

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Representatividade.

Resumo

O presente artigo tem objetivo de caracterizar o Conselho Municipal de Educação (CME) de Itapetininga/SP, quanto aos marcos legais que embasam sua criação e as diretrizes que o fundamentam, bem como quanto a sua representatividade, o contexto de sua criação e iniciativas implementadas. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica e documental. Ao longo do estudo observou-se que há vários elementos que compõem o órgão colegiado na perspectiva da construção da gestão democrática do município, quando se trata da implantação do sistema municipal de educação e as obrigações que são assumidas no que tange as questões educacionais, desde os aspectos da qualidade da educação até os princípios do desenvolvimento educacional. Observa-se dessa forma a importância da atuação do CME e a visão abrangente que os conselheiros devem desenvolver nesta função de auxiliar a consolidação de um projeto de educação da sociedade, a partir dos municípios.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP e Docente na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Bolsista Capes.

Doutoranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e Docente na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J. (2020). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPETININGA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 4(2), p.36–46. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/218

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