DIREITO À EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA E A MODALIDADE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Educação ao longo da vida. Educação Jovens e Adultos. Direito Social.

Resumo

Partindo da premissa que a educação é um direito constitucional, questiona-se a integralidade deste direito durante toda a vida, a partir da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). A educação permanente foi recentemente incorporada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O presente artigo pretende proporcionar uma análise e reflexão a respeito da necessidade de um ensino efetivo ao longo da vida, permeando documentos que relatem um breve histórico sobre a EJA, uma modalidade que comumente é vista apenas como compensatória, mas sua fundamentação está em dar continuidade aos estudos possibilitando exercício efetivo da cidadania, e ainda função equalizadora. Busco aqui trazer ao conhecimento do leitor que a educação pública de qualidade é um dever do estado e que este ensino se estende para a modalidade EJA, e que está merece uma atenção especial. Busco reconhecer suas esferas e inferir a importância de uma educação ao longo de toda a vida, por meio de uma pesquisa bibliográfica utilizando revistas, livros e artigos. A educação ao longo da vida, surge na modalidade Educação de Jovens Adultos como uma redefinição da modalidade, procurando excluir a visão compensatória e reduzida da EJA. O papel da aprendizagem ao longo da vida é de extrema importância na resolução de desafios na educação e questões globais, sendo um direito de cidadania, e uma responsabilidade coletiva para a participação dos indivíduos na construção da sociedade.

Biografia do Autor

Audrey Mara de Moraes Siqueira, Ufscar

Aluna especial do mestrado em educação da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba), graduada em pedagogia (Universidade de Sorocaba) e em história (Universidade Nove de Julho)

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Siqueira, A. M. de M. (2019). DIREITO À EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA E A MODALIDADE EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS. Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.36–43. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/124