INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR POR MEIO DOS MICRODADOS DO INEP

Autores

  • Patrick Alves Vizzotto UNIVATES

Palavras-chave:

Inclusão. Educação especial. Educação básica. INEP.

Resumo

A inclusão da pessoa especial na Educação Básica representa um desafio à sociedade. Apenas 2,61% da população escolar pertence a esse grupo. Com isso, questiona-se: Qual o panorama da educação especial no Ensino Básico do Brasil? Assim, por meio de uma pesquisa documental, objetiva-se apresentar um panorama da população de alunos com deficiência da educação básica do País através de uma análise dos Microdados do INEP. As informações referentes ao ano de 2019, divulgadas como resultados, podem ser empregadas como subsídios teóricos para estimular o debate acadêmico voltado para analisar a situação da Educação Inclusiva no Brasil. Como resultados, verificou-se, entre outras coisas, que: as necessidades especiais com maior ocorrência são as intelectuais; o recurso de auxílio com maior demanda é o profissional ledor; e o Atendimento Educacional Especializado mais requisitado envolve o desenvolvimento de funções cognitivas. Sugere-se que em estudos futuros seja realizada uma análise sobre a Educação Especial no contexto do Ensino Superior.

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, UNIVATES

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES

Referências

AINSCOW, M. Tornar a educação inclusiva. 1 ed. Brasília: Unesco, 2009.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/508200/CF88_EC85.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Penso editora, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GIL, M. A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência. 2017. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/a-legislacao-federal-brasileira-e-a-educacao-de-alunos-com-deficiencia/. Acesso em: 20 set. 2020.

IBGE, Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2017. Disponível em: encurtador.com.br/ehjpK . Acesso em: 20 set. 2020.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília, DF: INEP, 2019a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 20 set. 2020.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Glossário da Educação Especial Censo Escolar 2019. Brasília, DF: INEP, 2019b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6945769. Acesso em: 20 set. 2020.

SASSAKI, R. Educação inclusiva: barreiras e soluções. Revista incluir, 12(1), 53-68, 2011. Disponível em:https://diversa.org.br/artigos/educacao-inclusiva-barreiras-e-solucoes/. Acesso em: 11 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Vizzotto, P. A. (2020). INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR POR MEIO DOS MICRODADOS DO INEP. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.102–112. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/209