CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOROCABA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Sorocaba/SP.

Resumo

O presente artigo trata de um recorte da pesquisa na área da política e gestão da educação vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE), cujo objetivo é discutir o processo de criação, implementação e caracterização do Conselho Municipal de Sorocaba (CMESO), bem como compreender os condicionantes que explicitam ou não a atuação desse órgão à luz do o princípio da gestão democrática e qualidade socialmente referenciada. Para construção deste estudo realizou-se uma pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental. Finalizamos o artigo com uma reflexão sobre o quadro de representatividade atual do CMESO, e sua atuação no contexto educacional de Sorocaba/SP. Espera-se com este artigo contribuir para a ampliação das discussões sobre a gestão no Conselho Municipal de Educação do município de Sorocaba/SP.

Biografia do Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Supervisora de Ensino e Mestranda em educação PPGED/UFSCAR-Sorocaba.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE).

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e diretora de escola na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP.

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Almenara, G. V. R., & Silva, P. R. S. e. (2018). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOROCABA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.6–15. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/79

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